Blog Della

An artistic blog

São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Roda da Vida


     A roda da vida é um método antigo usado em terapias alternativas com o intuito de alcançar a felicidade plena.

     Como a vida seria linda se a Roda da Vida nos trouxesse imediatamente a felicidade plena não é mesmo? Acontece que não traz de imediato, mas traz uma visão bem interessante das áreas da sua vida, e te ajudam a definir onde dar mais atenção para que tudo entre em equilíbrio com o tempo.
    Muito utilizada pelos nossos famosos couchings logo no inicio dos atendimentos para que o couchee avalie e possa visualizar como está sua vida, quando colorimos e colocamos no papel com sinceridade, conseguimos ver de fato o que precisa de foco.
    Eu não sei vocês, mas sou tão focada no meu profissional que acabo deixando de lado as outras coisas, muitas vezes a saúde e até hobbies. Consegui perceber quando me questionei para preencher minha própria roda do ano que vocês podem ver abaixo e no perfil do blog.

O objetivo é que após internalizarmos essa visão ampla, ela nos sirva de bússola em nossa jornada, buscando e mantendo o equilíbrio entre esses 12 setores da vida conseguimos ter um entorno propício para realizarmos nossas atividades.

    Conheci ela em uma formação de professores que tive no ano passado, foi super bacana terem usado a roda do ano para lembrarem a nós de que existe mundo além da escola e para que estejamos bem em sala de aula é preciso que estejamos bem em outros momentos. No momento em que compartilhamos nossos resultados, rolou até algumas lágrimas entre o pessoal, acontece que para algumas pessoas existem questões que são muito profundas, mágoas e problemas pessoais que são deixadas de lado e colocadas para debaixo de uma vida agitada ou focada em alguma área, ver que não estamos tão equilibrados como demonstramos foi e é um choque para certas pessoas.

   Quer ter acesso a essa roda da vida para imprimir? Basta se cadastrar no nosso mailing e fazer parte do e-mail que terá acesso a nossa sala de ensaio onde contém esse e outros freebies relacionados as postagens.

Como usar a Roda da Vida

    Quem já faz parte do elenco terá acesso a um PDF com a roda da vida para impressão. Mas é possível encontrar outros modelos na internet facilmente.
    Tendo a roda da vida em mãos, basta você ir seguindo item por item e dando nota a cada seção, de 0 até 10, sendo nota 10 para áreas que está satisfeito e 1 para áreas que você não está ou está pouco satisfeito.
    Vá pintando, ou, circulando, preencha os quadrados da forma que quiser, o mais legal é que determine cores para cada área, e que transforme sua roda da vida em algo bem colorido, assim, facilita a visualização das coisas que estão ou não precisando de sua atenção.
    Quando terminar, lembre-se, o mais importante não é que visualize o que fez e fale "arrasei", guarda a roda da vida e segue tudo igual, mas sim, reflita e crie um plano de ação para melhorar coisas que estão principalmente abaixo de 5. Faça uma lista com itens para aumentar a nota dessas que ficaram abaixo de 10 e execute.
    Após um tempo retorne a realizar o exercício e veja se algo mudou desde sua primeira roda da vida.

Qualidade de Vida

Hobbies & Diversão: Você tem algum hobbie? O que faz para se divertir? Pense nessas coisas e se pegunte: "Eu estou praticando o que me diverte?", "Como estou me divertindo?", "Estou tendo tempo para me divertir?" e então, dê sua nota. É importante manter espaço em nossa rotina para coisas que nos trazem prazer, isso nos mantém alegres e criativos.

Mora em São Paulo? É do ABC Paulista? Sabia que envio mensalmente uma agenda com os eventos culturais gratuitos da cidade de SP e do ABC Paulista? Para quem curte dar uma volta no museu, assistir espetáculos, filmes, clubes de leitura etc e está interessado em aumentar a nota da Diversão na sua Roda do Ano, vai amar! Para receber o do próximo mês, basta cadastrar seu e-mail na página de inicio do blog.

Plenitude & Felicidade: Momento para se autoanalisar, você sente-se feliz? Quão feliz você esta se sentindo? Em diversos momentos da vida apenas vivemos, ou sobrevivemos, não nos questionamos sobre nossa felicidade, sobre se realmente nossa atual vida nos traz plenitude e analisar isso pode nos propor uma mudança radical de vida, principalmente se tentamos buscar o porquê da pontuação.

Espiritualidade: Acho que independente de religião, podemos entender espiritualidade como fé e/ou esperança, tê-la nos conecta as infinitas possibilidades que o universo pode nos dar. Se é religioso, avalie como está sua conexão com suas práticas, com sua fé, se é ateu, avalie como está sua esperança.

Pessoal

Saúde & Disposição: Já fez aquele lindo checkup de inicio de ano, para ter certeza que está tudo certo com a pressão, com o sangue etc etc? Está mantendo seus exercícios físicos, tomando sol e mantendo uma alimentação saudável? Qual nota daria para isso tudo? Me lembro que um dos meus ex chefes dizia que "ninguém é insubstituível" e as vezes, nos matamos no trabalho e em questões da vida fazendo de conta que nossa saúde está bem, não damos atenção para ela com receio de prejudicar o trabalho (eu, capricorniana sei bem disso), mas a real é que: se o chefe precisar te substituir, ele o fará sem receio, e sua saúde, como estará? Essa não se pode substituir.

Desenvolvimento intelectual: Já dizia a rainha das finanças Nathalia Arcuri: você está investindo em conhecimento? Conhecimento é um bem que não se pode roubar e só cresce, só te ajuda. Seja aprender algo novo em videos no youtube, lendo algum livro, fazendo algum curso online, presencial, faculdade, escola, pós-graduação, mas, você está investindo no desenvolvimento do seu conhecimento? Quanto de tempo investe nisso? Qual a qualidade desse tempo investido? É possível melhorar?

Esta dificil manter todos os cursos principalmente no fim do semestre? Não desiste não! Nesse post te dou dicas para se organizar na semana de provas.

Equilíbrio emocional: Diariamente recebemos diversos desafios, são eles pequenos ou grandes, mas eles acontecem, caso contrário estaríamos todos sorrindo e contentes todo dia né? (ou as vezes não, sem desafio qual seria a graça?), a grande questão é COMO você está lidando com esses desafios? Esta os encarando com tranquilidade, de frente e coragem? Ou se desespera, foge, dá piti? De 0 à 10, quanto os acontecimentos afetam suas emoções?

Profissional

Contribuição social: Tudo o que fazemos ou não impacta diretamente a vida das outras pessoas, o seu impacto está sendo positivo? Suas ações estão fazendo alguma contribuição para o mundo em que vivemos? Realiza algum trabalho voluntário? E as pequenas ações? Isso mesmo, tipo aquela de jogar lixo no lixo OU de sorrir para alguém que te sorri OU trata todos da empresa bem independente do cargo? Ações banhadas de amor, trazem amor para o mundo. Qual nota você dá para o amor que você doa para o universo? Aqui também entra nas questões de doações, seja de tempo ou dinheiro.

Recursos financeiros: As contas estão fechando? Por que? O que você recebe cobre os seus custos de vida? O quanto você gasta condiz com o quanto você ganha? As vezes trabalhamos mas não sabemos encontrar o equilíbrio na hora de consumir, ou o que recebemos não é suficiente para cobrir as contas básicas. Encontrar um bom equilíbrio financeiro é essencial para que possamos realizar nossos sonhos. Eu indico e sempre indicarei o canal Me Poupe para te auxiliar nisso, está mudando minha vida e tenho certeza que mudará a sua.

Está precisando fazer renda extra para aumentar a nota do seu Recurso Financeiro? Já viu as 7 dicas para fazer dinheiro semanalmente que já apliquei e funcionaram comigo?

Realização e propósitos: Quais são seus sonhos? Já analisou o seu propósito de vida? O quanto do que realiza, do que trabalha e faz estão te levando a realizar esses propósitos? Está contente com seu emprego e acha que ele condiz com seu propósito? Quanto acredita nisso? Que nota daria para o percurso que esta caminhando para ir de encontro com suas realizações?

Relacionamentos

Família: Hoje em dia a ideia de família mudou muito, muitas pessoas moram com os amigos e sua família são eles. A grande questão é: como está sua relação com aqueles que você tem que conviver e não tem escolha? Como está sua relação com quem você considera família? Claro que, se o relacionamento que tem com sua família não é saudável e não tem o que fazer (avalie e seja honesto para ter certeza que não há o que fazer), não utilize a família como base para sua vida. Eu tenho noção que sou privilegiada em ter minha família como base e poder ter essa base sem ela ser abusiva, quando essa base não está em harmonia, dificilmente minha vida é levada em frente, mas, essa não é a realidade de todos.

Relacionamento Amoroso: Como está sua vida amorosa? Ela existe? (eu estou rindo de nervoso, porque claramente a minha não). Qual a qualidade do relacionamento que está? As brigas são tantas que não conseguem se comunicar e isso te impede de ser feliz? Como está o amor próprio? Você se ama? Quando a gente se ama, os relacionamentos começam a ficar mais saudáveis e felizes, não é uma tarefa fácil, se amar é um trabalho de formiga mas que vale a pena. Eu indico assistir esse vídeo sobre relacionamentos abusivos.

Vida Social: (Outra que não existe na minha vida, sim, eu dei 1 para essa categoria, acreditam?) Porém é preciso analisar, não tem como uma pessoa caseira se basear na vida de uma pessoa que é "baladeira" para se analisar. Use você mesmo como referência, o que é uma vida social ativa? É ser mais sociável com as pessoas a sua volta? É ir para o happy hour? É sair com a familia no fim de semana? É puxar assunto no elevador? E somente após definir o que é ter uma vida social equilibrada PARA VOCÊ E SUA PERSONALIDADE, dê sua nota.


   Quer ter acesso a essa roda da vida para imprimir? Basta se cadastrar no nosso mailing e fazer parte do e-mail que terá acesso a nossa sala de ensaio onde contém esse e outros freebies relacionados as postagens.




* indicates required



/

( dd / mm )
Interesses



Comentários

back to top