Por Mais Sorrisos: Bela Rua

janeiro 12, 2016


 Hey Pessoinhas, sentiram falta dos posts maravilhosos e dignos do Por Mais Sorrisos? Estava esperando 2016 começar para retornarmos com tudo essa sessão que é a que move o blog. Para quem está chegando agora, a categoria Por Mais Sorrisos é usada para apresentar ações, marcas, empresas, ideias, pessoas e tudo o que há de mais gostosinho e inovador e cheio de amor para nos ajudar a deixar o mundo melhor, o mundo cheio de alegria, cheio de sorrisos. O blog é filântrópico então, o foco é transformar todos os seus dias ruins e toda a energia negativa e pensamentos negativos em uma luz, em um dia mais divertido e cheio de esperanças. Para 2016 começamos com um projeto ma-ra-vi-lho-so e que vem para renovar a maneira com que vemos nossa cidade, nossas ruas, nosso bairro e nosso cotidiano.

 O objetivo de todos os participantes do Bela Rua é viver em uma cidade mais humana e feliz. Já amaram? Já se apaixonaram? Mandei uma série de perguntinhas para entendermos melhor o que é o Bela Rua e como ele atua para que esse objetivo seja alcançado, e as respostas você confere agora!

 Sabe quando nos empolgamos quando falamos de algo que amamos e é importante? Foi assim que a Juliana ficou e em meio a seis perguntas, ela se empolgou e acabou escrevendo um único texto e não respondendo pergunta por pergunta, o que é bem mais gostosinho, já que podemos sentir o entusiasmo e amor dela ao falar e participar do projeto. Irei mesclar o depoimento dela, com informações retiradas do site, fotos e tudo para ficar mais bacaninha. As perguntas enviadas foram essas:

     1) De onde surgiu a ideia do "Bela Rua" e qual foi o processo para transforma-lo no que o projeto é hoje?

      2) A criação do projeto mudou a relação de vocês com o mundo? Forma de pensar, etc.

      3) Vi que existem três ações: 'Curativos Urbanos', 'Bate papo com café' e 'Muro dos sonhos', eles são algo que já havia surgido com o Bela Rua ou vieram com o tempo?

      4) Marcam datas para a realização dessas ações? Como ajudar/participar?

      5) Hoje, qual a missão do Bela Rua?

      6) Tem alguma história divertida ou curiosa que aconteceu durante uma dessas ações?

     O Bela surgiu em 2013, como uma associação. Mas antes disso já nos reunimos como um coletivo para discutir como construir uma cidade melhor, queríamos melhorar nossas experiências na cidade.
     Durante esses anos de muita conversa e de tentar traçar um caminho e objetivo com bela rua. Fomos percebendo através de estudos, que precisamos ter uma metodologia de trabalho, voltada para as pessoas. Ou seja qualquer intervenção que fossemos fazer, ia precisar fazer de acordo com a necessidades e desejos das pessoas que frequentam determinado lugar, precisávamos conhecer as pessoas. Essa é uma forma de fazer com que as pessoas se apropriem do lugares e cuidem deles, além de tornar qualquer projeto e intervenção mais democrático e de acordo com o lugar.
     Foi com essa ideia fixa na cabeça chegaram ao Placemaking, metodologia que começou a surgir em 1960 e desenvolvem ferramentas que buscam utilizar e desenvolver os espaços publicos, as cidades baseando-se em pessoas e não em carros etc. Segundo a Juliana, "...as diversas ferramentas buscam analisar como as pessoas se relacionam com o espaço e a partir disso cria soluções e até gestão de espaços publicos, voltadas para as pessoas

 Chegamos a ir para Nova York fazer um treinamentos e aprender com essa metodologia. Quando voltamos, fomos aplicar essa ferramenta  em uma intervenção que fizemos na Alameda Rio Claro. Escolhemos a alameda por achar que aquele lugar tem muito potencial de transformação, e esta em lugar muito importante da cidade ( região da paulista).

     Para poderem conhecer o local, o Bela Rua serviu um cafe para conversar com pessoas daquela região e surpreenderam-se com as respostas, afinal, sempre, sempre, achamos que onde moramos ou onde passamos diariamente não é tão bacana assim e recebendo um "é um lugar Ok" como resposta, tiveram vontade de inspira-las, para talvez descobrirem o que era uma cidade melhor do que um "Ok". Criou-se então o Rua ao Cubo, utilizado pelo Bela Rua como ferramenta de pesquisa. "O Rua ao Cubo consiste em uma caixa itinerante que leva cultura para espaços públicos ao mesmo tempo em que podemos fazer a pesquisa e entender a relação das pessoas com a cidade." E só com a pesquisa e esta ferramenta é possível achar uma solução para o espaço de forma apropriada as necessidades das pessoas que vivem diariamente por lá.


  As duas edições que fizemos do Rua ao Cubo, tivemos experiências muito ricas. Aconteceram coisas positivas que não estavam previstas, e é muito legal ver como as pessoas gostam e apoiam o projeto, assim como se sentem parte dele. Para te dar alguns exemplos: um dia esquecemos uma toalha de picnic para fora do cubo, no dia seguinte um morador de rua trouxe a toalha dobrada falando que havíamos esquecido. Esse mesmo morador que ficava do lado desta praça, num canteiro próximo a marginal, frequentou a programação, assistiu a sessão de cinema. Muitas pessoas vinham falar para a gente que nunca imaginaram que aquela praça podia ser daquele jeito e quanto se sentiam bem e seguros ali. O número de pessoas que frequentavam a praça multiplicou muito, teve muita diversidade de públicos, e víamos pessoas que frequentavam o mesmo prédio se conhecerem na praça. Tivemos muita procura de artista pequenos que viram no cubo uma oportunidade de expor o próprio trabalho. O cubo vira um ponto de encontro de outros coletivos interessados em construir uma cidade melhor. O lugar torna-se mais seguro, antes o número de mulher que frequentava a praça era muito menor em relação aos homens, durante cubo era possível ver mulheres frequentando nos horários da noite, e chegamos a ver mãe amamentando o filho...

  O Projeto Rua ao Cubo foi o que teve mais repercussão, e não é para menos, eu sou dessas que com toda a certeza entraria em contato para oferecer minha arte e divulga-la se o Rua ao Cubo viesse para minha cidade. Para 2016 o Bela Rua pretende fazer duas edições, sendo uma por semestre. Já irei ficar bem ligadinha na página do facebook deles. Todas as imagens foram retiradas do site e fanpage do Bela Rua.


   Quer conhecer mais? Acesse o site do Bela Rua e assista ao video abaixo:

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Desafio Setembro

2a Semana

Café da Manhã: Café + Crepioca
Lanche: Uvas
Almoço: Omelete
Lanche: Iogurte
Janta: Omelete
Exercícios: 10min pulando corda (todos os dias)
Cabelo: Reconstrução
Peso: 95kg - 93kg

Postagem em destaque

Marcas brasileiras do amor

   Virá e mexe algumas marcas veganas surgem em meus feeds e descubro algo novo através de amigos. Por que não compartilhar com vocês alg...