Acolhimento

fevereiro 11, 2014

Como funciona as novas Escolas de Tempo Integral? Entenda o que é o Acolhimento.

3° ano integral Kennedy 2014 e Acolhedores 2014

Olhando alguns arquivos do Estado de São Paulo, percebi que nos primeiros dias de aula os alunos do Integral teriam que passar pelo Acolhimento. O que seria o Acolhimento? O Acolhimento é um período de dias em que alunos e ex-alunos (irei chama-los de acolhedores durante os posts) que já passaram por escolas de tempo integral irão ir até a nova escola e apresentar, explicar e dar suas opiniões sobre o novo jeito de educar aplicado naquela instituição.


Para os 3°s anos, tivemos nossa primeira aula dia 06/02/14 (das 13hs até as 17hs) e dia 07/02 (das 8hs até as 17hs). Cada sala foi para uma classe, e em torno de 5 acolhedores ficaram com nosco nesses dois dias. São eles: Cristian, Yuri, Carol, Vitória e Nathali.
Minha pessoinha fazendo a apresentação

Dia 06/02: Chegamos e esperamos nos chamar até uma sala, lá fizemos dinâmicas de apresentação, motivação, união da sala, respeito e um contrato com alguns valores que a sala se comprometeu a ter durante o ano de 2014. 
No meio das dinâmicas eles disseram para nós que apesar de não parecer, essas mudanças que prometeram ocorrer na nossa escola serão de grande ajuda SIM! Destacaram que na escola deles, as reformas demoraram muito mais e que era para mantermos calma que tudo o que a escola prometeu iria cumprir. 
Na escola teremos/temos armários, lousas digitais, mesas e cadeiras novas, cantina ampliada, nova pintura e outras coisas que irei comentar com vocês durante o ano. 

Alunos do terceiro ano

Neste dia também foi apresentado os 'extra-curriculares' que teremos, mas não irei me aprofundar muito neles, pois quero fazer um post exclusivo para cada um quando eu tiver consciência do valor e do que será feito em cada projeto. 



Dia 07/02: Entramos as 8hs na escola sabendo que iriamos ter um dia cheio de coisas e muito especial, afinal iria acabar as 17hs. Revimos nossos acolhedores e fizemos MAIS dinâmicas (não irei contar as dinâmicas pois vai que tem um futuro aluno de escola integral, irei estragar a surpresa), almoçamos e surpreendentemente os pratos eram de acrílico e não de plastico, óóóó... Depois do almoço criamos uma apresentação para os professores e toda a escola, a proposta era passar para eles tudo o que nossos acolhedores lindos haviam nos passado, foi um momento muito gostoso e de despedida já que Segunda-Feira já começa tudo normal tanto para nós quanto para eles. Disseram que os acolhedores voltarão em Abril para poder ver se tudo na escola anda direitinho e ajudar.


Show das poderosas com 3° Ano, Acolhedores (laranja) e todos os professores da escola.

Acontece que depois desse tal Acolhimento, minha mente se abriu. Eu ouvi tantas criticas a partir do momento em que eu disse que iria permanecer na escola integral, e estava IMPLORANDO para o ano acabar logo, com essas dinâmicas a sala se uniu e criou um vinculo, eles nos deram esperança de que tudo iria se resolver e acabar bem, ficamos tão animados que já estamos pensando em formatura, festas e etc. O acolhimento faz com que o aluno olhe de uma outra forma a mudança que esta ocorrendo com ele e com seu novo lar. Confesso que sei que esse ano não será fácil, estudarei 9horas por dia, porém a forma com que eles me apresentaram tudo e o entusiasmo que eles passaram pra mim me fizeram começar o ano letivo com muita força de vontade e coragem. 

*Todas as fotos são da Fernanda Rodrigues
Apresentação de Professores
Abraço em grupo da sala com os Acolhedores - Despedida 07/02

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Desafio Setembro

2a Semana

Café da Manhã: Café + Crepioca
Lanche: Uvas
Almoço: Omelete
Lanche: Iogurte
Janta: Omelete
Exercícios: 10min pulando corda (todos os dias)
Cabelo: Reconstrução
Peso: 95kg - 93kg

Postagem em destaque

Marcas brasileiras do amor

   Virá e mexe algumas marcas veganas surgem em meus feeds e descubro algo novo através de amigos. Por que não compartilhar com vocês alg...